quinta-feira, julho 29, 2010

Bilau banal " Cidade em Plano"


Foto de cena durante o espetáculo "Cidade em Plano"


Nessa quarta-feira 28/07 , permiti-me, junto com meu grupo de teatro, assistir a um espetáculo de dança. Até aí nada de anormal. O diferencial da peça é o figurino dos bailarinos: somente a pele.
Sim, eles dançavam completamente nus. Ok, se você faz artes, isso pode ser habitual para você. Ver gente pelada não é algo de especial pra quem é artista, mas pra mim é. Não sou das artes, talvez tenha potencial.
Eram quatro bailarinos/atores, duas mulheres e dois homens. Tinham força muito grande nos músculos, dançaram por mais de uma hora fazendo movimentos que eu não me imaginaria fazendo nem por um segundo, impressionante.
Os primeiros 15 minutos foram totalmente desconfortáveis, não sabia se prestava atenção nas "partes" do corpo, na música ou na coreografia. Repentinamente, a nudez se tornou banal e comecei a curtir e a entender o espetáculo.
Música, corpo e coreografia sozinhas produziam apenas sutilezas, mas juntas montavam uma peça muito explicíta, tradução de Brasília em gente pelada.
Agora você me pergunta: e por que de ser nu?
Juro por Deus que se eu assiste àquela dança com bailarinos vestidos não me sentiria tão tocada. A luz nos músculos, as sombras produzidas por cada detalhe do corpo descoberto davam o tom de força e simultaneamente delicadeza.
Trilha sonora impecável e original.
Devíamos dar mais valor a anatomia e pensar menos no bilau ou nos tabus.
De uma coisa estou certa, ver gente pelada me fez bem.


Ficha Técnica
Coreografia: Luciana Lara em colaboração com os bailarinos da companhia : Gigliola Mendes, Aline Maria, Claúdia Duarte, Carolina Carret, Marcela Brasil com contribuições de Karla Freire, Rafael Villa , Robson Castro e Juliana Sá.

Elenco: Gigliola Mendes
Leandro Menezes
Breno Metre
Paula Queiroz

Cenário e Objetos de cena: Marconi Valadares
Trilha Sonora original: Valéria Lehmann e Paulucci Araújo
Iluminação: Marcelo Augusto

2 comentários:

Fumico disse...

É isso aí! Anatomia!!!
Queria ter assistido tbm!

Lu Lara disse...

Adorei o comentário sobre o espetáculo!! Se quiser saber mais sobre a gente, nos visite no www.criacaoabertaantistatusquo.blogspot.com