sábado, fevereiro 06, 2010

Teoria sobre Avatar


Então, o que dizer sobre o filme Avatar?
Mais uma vez James Cameron inovando em suas produções cinematográficas. Realmente, o filme é um deslumbre em efeitos especiais, sem contar a tecnologia 3D utilizada.
A parte técnica é maravilhosa - captação das expressões faciais e dos movimentos, uma revolução no cinema. A direção de arte e a sonoplastia são demais, fiquei encantada com a trilha sonora.
Segundo o The New York Times, o orçamanto de Avatar chegou a 500 milhões de dólares. A 20th Century Fox apostou alto em James Cameron, afinal depois de uma super produção como Titanic, o cara merece confiança.
A Fox jogou certo, Avatar já superou Titanic e faturou até agora nada menos que 1,9 bilhões de dólares.
Sim, Cameron tem meu respeito. Esperou 14 anos para que houvesse tecnologia e recursos suficientes para produzir Avatar.
Mas, sinceramente? O roteiro achei fraco, merecia uma história melhor,diálogos mais interessantes,fiquei meio decepcionada.
Peraí, quanto tempo ele esperou mesmo? 14 anos? Há 15 anos Pocahontas era a mais nova queridinha da Disney, e não é que a história tem muito em comum?
O filme da Disney mostra o contato que os índios possuem com a natureza, que vai além do físico, e até mesmo além do espiritual.
Pocahontas é filha do pajé, assim como a mocinha de Avatar é filha de um líder na comunidade, ambas se apaixonam por homens que pertecem a um outro mundo muito diferente do delas. O mundo dos homens quer explorar Pandora, em Avatar. Assim como o mundo dos homens brancos quer explorar a floresta em Pocahontas. Eles não entendem o significado da conexão ser/natureza.
A diferença é que em Avatar a história termina com o velho clichê amoroso, e Pocahontas tem um final frustrante, porém surpreendente.
Mas né? Foda-se, o filme é em 3D.

2 comentários:

Laura Veridiana disse...

então, uma amiga minha definiu como: pokahontas mais the blueman group hsuiahsiha

Minny.na Cabeça disse...

Mas ne? Foda-se o filme é 3D! Hehehe, gosto muito de textos com frases inspiradoras. Esse é um exemplo.